01/07/2019 às 23:31:00 | por Luiz Nascimento

8 histórias de Game of Thrones baseadas em fatos reais

 

O escritor George R. R. Martin criou um universo de fantasia medieval que é um sucesso literário no mundo inteiro. E esse universo repleto de conflitos políticos e militares protagonizados pelas famílas pelo poder do trono, não saiu todo da "caixola" do escritor. A inspiração principal, como já muito divulgado, foi a luta pelo poder de um reino mais conhecida da história da Inglaterra: York contra Lancaster, famílias que protagonizaram a Guerra das Rosas, batalha pelo trono inglês no século XV.

 

Mas há outras grandes inspirações que o autor trás na obra, acontecimentos e principalmente as que caracterizam seus queridos e odiados personagens. Vejam 8 exemplos a seguir:

 

1 - Ned Stark

O fim de Ned Stark foi praticamente ao fim de Ricardo, 3º Duque de York, em uma batalha da Guerra das Rosas. Durante a luta, Ricardo foi assassinado, e sua cabeça decapitada ficou exposta nos portões de York - igual a do chefe dos Stark na casa dos Lannister. 

 

2 - Joffrey

O reizinho mandão e malvado foi inspirado em Edward de Lancaster, que assumiu o trono inglês quando tinha 13 anos. Ele tinha vários hobbies pouco saudáveis, como fazer emboscadas sem sentido e decapitar seus inimigos. 

 

3 - Jaime Lannister

O personagem foi inspirado por Gotz Von Berlichingen, um cavaleiro imperial alemão que servia a Frederick I. Ele perdeu a sua mão durante uma batalha - foi decepada por uma espada. Ele recebeu uma prótese de ferro - assim como Jaime - e continuou lutando depois do acidente.

 

4 - Daenerys

Foi inspirada por Henrique VII da casa Tudors, que sucedeu o trono de Ricardo III. Assim como a khaleesi, viveu em exílio, e voltou para o reino com um exército estrangeiro, que usou para conseguir o trono Inglês para si. 

 

+++ Discutimos o final da série - CINESOFIA 125 - GAME OF THRONES, A MESA REDONDA DO JOVEM #XATIADO

 

5 - Aerys Targaryen

O rei louco de GOT foi inspirado pelo rei louco francês Charles VI. A história era parecida: reis justos e amados, mas enlouqueceram no meio do caminho. Charles começou a mostrar sinais de decadência física antes de surtar e um dia, repentinamente, mandar matar sua guarda durante um passeio. Ele também usava roupas de ferro pois acreditava que seus ossos eram de vidro e queria se proteger. 

 

6 - Casamento Vermelho

O evento foi baseado no Jantar Negro, dado por James II, rei da Escócia, em 1440. Na ocasião, o monarca convidou William Douglas, de 16 anos de idade, mas que já era o líder de um clã inimigo, para jantar. David, o irmão criança de William, também foi chamado. Eles comeram juntos, e depois da refeição, os guardas de James apresentaram uma cabeça de javali preto em uma bandeja - um símbolo de morte. Apesar dos apelos do rei, a guarda não mudou de ideia, e acabou decapitando William e David enquanto a festa ainda acontecia.

 

7 - A Muralha

A Muralha que guarda Westeros em Game of Thrones foi inspirada na Muralha de Adriano, fortaleza construída em 122 d.C. pelos soldados romanos para manter os “bárbaros” longe da terra que hoje é a Escócia. O local era palco para acontecimentos sangrentos, como a Grande Conspiração de 367 d.C., na qual alguns soldados romanos, por traição, deixaram alguns inimigos ultrapassar os limites, invadir a Inglaterra e pilhar as vilas, além de matar quem estava ali. 

 

8 - Tyrion Lannister

O personagem é baseado em Ricardo III, que reinou na Inglaterra até 1485, ano de sua morte. O ex-rei foi retratado muitas vezes como vilão por causa da sucessão que teve pelos Tudors, que o pintavam como mau. Ele tinha escoliose, e sua aparência diferenciada causava repulsa na população e na nobreza - apesar de sua preocupação com o bem estar do povo. 

 

Espero que tenham gostado. Lembrando que o enredo dessas Histórias, as reais e ficitias hoje são facilmente encontradas na internet. Então aproveite e aumente seu repertório cultural e quem sabe você não pode ser o novo George R. R. Martin e tenha uma séria adaptada pra TV. 

 

Via - Rolling Stone

› Compartilhe este Post
Leia Também

21/10/2019 às 13:45:00 | por Rafael Alves

Conheça o site Filosofia Africana

Conheçam o site Filosofia Africana desenvolvido pelo prof. Wanderson Flor do Nascimento, na Universidade de Brasília e em intera&cc...

CONTINUE LENDO

15/10/2019 às 16:31:00

Queen obriga Trump a tirar música de um vídeo do presidente norte americano.

É aquela história: se ninguém fala nada, passa né?

CONTINUE LENDO

14/10/2019 às 14:23:00

Extrema direita norte americana ataca série de personagem LGBTQ+

Algumas pessoas não entenderam ainda que o mundo anda pra frente.

CONTINUE LENDO

14/10/2019 às 14:13:00

Martin Scorsese: "Filmes da Marvel não são cinema, são parques de diversão"

E ta errado?

CONTINUE LENDO

11/09/2019 às 18:36:00 | por Rafael Alves

Curso gratuito Cinema e Jogos digitais - narrativas na Casa de Cultura Mario Quintana

Sinopse: Audiovisual e jogos digitais constituem duas forças da indústria criativa, movimentando grandes somas globalmente e operan...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


Top