13/07/2019 às 00:00:00

Oficina de teatro na Casa de Cultura Mário Quintana

Oficina de teatro na Casa de Cultura Mário Quintana

“Teatro para Atores” é a oficina que ocorrerá na Casa de Cultura Mario Quintana de 13 de julho a 31 de agosto, ministrada pela atriz e produtora Joana do Carmo. Trata-se de uma capacitação para aqueles que desejam criar um trabalho solo: iniciar uma pesquisa de construção de um solo, ou finalizar um trabalho em andamento. Os interessados devem enviar carta de intenção para joanarealizoproducoes@gmail.com. O investimento é de R$ 350.

 

Cada ator deverá levar uma proposta de texto, ou criar a partir de uma indicação da oficina. A ideia é estimular a construção de um resultado artístico: seja um número, uma performance ou um monólogo.  A orientação é estimular através de exercícios de interpretação de texto e criação de uma linguagem artística e estética do trabalho do ator, como fonte de todos os recursos para a encenação. “Potencializar nessa oficina uma identidade artística para o ator”, esclarece Joana.

 

Segundo a produtora, o ator necessita investigar, aprimorar, exercitar sua criatividade até encontrar uma forma orgânica e prazerosa de criar. “Onde temos espaço para isso?”, questiona. Joana conta que, diante do esvaziamento atual, sem espaço para grupos pesquisarem, sem mercado de trabalho que permita investir em treinamento, pesquisa e criação, elaborou um formato de oficina com uma metodologia para essa investigação. “Dar espaço e orientação de exercícios e aprimoramentos para a criação ou a roteirização de um projeto já em andamento. Essa oficina é para os atores que querem construir um trabalho solo”.

 

Sobre a oficineira

 

Joana do Carmo foi premiada pelo Fumcultura de Torres em 2015 pela criação e montagem do espetáculo “A Mulher do Atirador de Facas”, onde trabalha como atriz e produtora. A peça é de teatro de rua, tem a direção de Fernando Kike Barbosa e está em circulação desde então, tendo participado de cinco festivais e já festeja 40 apresentações por seis cidades gaúchas.

A atriz tem formação técnica pela Escola Sitorne (Salvador – BA) e sempre buscou desenvolver seu trabalho com diversos professores e grupos.Em Porto Alegre fez oficinas e montagens com a Terreira da Tribo, Zé Adão Barbosa, Marcos Barreto, Tatiana Cardoso e outros. Esteve por nove anos no Rio de Janeiro, onde fez cursos com Luis Carlos Vasconcelos, Hugo Possolo, Fátima Toledo, Walter Lima Jr e Antonio Amâncio. Lá também participou de peças de teatro e produziu por anos o Festival “Anjos do Picadeiro”. Atualmente dedica-se aos projetos da Cia Família&Arte em programas de oficinas e apresentações da sua peça.

 

SERVIÇO
 

Oficina “Teatro para Atores”
Quando: de 13 de julho a 31 de agosto | Sábados
Horário: das 14h às 18h
Onde: Sala Romeu Grimaldi – 3º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Investimento: R$ 350
Inscrições: enviar carta de intenção para joanarealizoproducoes@gmail.com
Informações: (51) 98580-7444

 

Via Casa de Cultura Mário Quintana

› Compartilhe este Post
Outros Eventos
IV Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP

06/10/2019

IV Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP

Evento debaterá com pesquisadores de todo o país sobre a obra de um dos maiores filósofos vivos da atualidade, Jürgen Habermas

SAÍBA MAIS

The Clash ganha exposição gratuita

12/09/2019

The Clash ganha exposição gratuita

SAÍBA MAIS

Oficina GRATUITA de realidade virtual para animação

11/09/2019

Oficina GRATUITA de realidade virtual para animação

SAÍBA MAIS

Curso debate cultura, política, identidade e movimento de negritude em Frantz Fanon

05/09/2019

Curso debate cultura, política, identidade e movimento de negritude em Frantz Fanon

Curso debaterá temas e pesquisas de um dos maiores filósofos do século 20

SAÍBA MAIS

Peça de teatro debate esquizofrenia e Ditadura Militar

01/09/2019

Peça de teatro debate esquizofrenia e Ditadura Militar

SAÍBA MAIS

Receba Novidades


Top