17/07/2019 às 00:00:00

Jazz na Pina: Projeto leva Jazz de graça na Pinacoteca de São Paulo

Jazz na Pina: Projeto leva Jazz de graça na Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta show de Amilton Godoy & Tico D´Godoy Quarteto, no dia 17 de julho de 2019, por ocasião da Série Goodyear Jazz na Pina. Após duas temporadas bem sucedidas da Série de Concertos de Música de Câmara, que a Pinacoteca realizou em parceria com a OSESP, em 2017 e 2018, o museu dá continuidade ao programa Música na Pina voltando-se agora para o jazz, gênero musical diverso e universal que valoriza o improviso e a experimentação. A programação de 2019, que tem patrocínio da Goodyear, integra a celebração dos 100 anos da marca no Brasil.

 

Com curadoria de André Guilger — do Bar Madeleine, um dos mais tradicionais de jazz da cidade — o programa contempla variações da cena jazzística contemporânea da capital do Estado, que incluem o Jazz Tradicional de Nova Orleans, a Diva, o Jazz Brasileiro e o Free Jazz. “A Série Goodyear Jazz na Pina é um programa jovem e divertido que a instituição tem o prazer de oferecer gratuitamente para o público. Ouvir jazz de qualidade, dentro do museu e de maneira informal e descontraída é muito especial”, declara Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca. “Para nós é muito oportuna essa parceria com a Pinacoteca, uma instituição centenária como a Goodyear e que é um símbolo de São Paulo”, completa Maitê Meireles, gerente de comunicação da marca.

 

+++ Leia também: ACERVO COM MAIS DE MIL HORAS DE JAZZ GRATUITO PARA DOWLOAD!

+++ Leia também: DEUS EXISTE, É BOM E NÓS PODEMOS PROVAR: DISCO DE INÉDITAS DE MILES DAVIS SERÁ LANÇADO!

 

Para a terceira edição da série, que conta o apoio de Todo Vino, Amilton Godoy (pianista e fundador da maior banda de jazz brasileira, o Zimbo Trio) e Tico D´ Godoy (saxofonista e seu filho) apresentam repertório que tem como raíz o Jazz Brasil ou Free Jazz, uma vertente vanguardista que surgiu na década de 1960 caracterizada pela improvisação melódica e rítmica e pela ruptura com a harmonia tradicional. Com o título JUNTOS, a dupla mistura composições próprias ao lado de Jônatas Sansão (bateria), Jorge Potalej (baixo) e os convidados especiais Léa Freire (flauta) e Débora de Aquino (saxofone).

 

Nos dias das apresentações, o museu estenderá o seu horário de visitação até o horário de início de cada apresentação para que o público possar visitar as exposições em cartaz.

 

SOBRE AMILTON GODOY & TICO D´GODOY QUARTETO

 

Nasceu em Bauru, SP, em 1941, filho de pai e avô músicos, ainda jovem participou e venceu importantes concursos, como o 3° Prêmio no Concurso Nacional de piano da Bahia, em 1962, o 3° Prêmio no Concurso Nacional de Piano do Rio de Janeiro, em 1963, IV Concurso Nacional de Piano Eldorado, em 1964, entre outros. Integrou o quinteto do músico José Ferreira Godinho Filho, o Casé, até formar sua própria banda, Zimbo Trio, a partir do convite que lhe foi feito por Rubinho Barsotti de compor, ao lado de Luiz Chaves, um trio para tocar na Boate Baiúca, em 1964.  De lá pra cá, a banda gravou 51 discos com distribuição em mais de 22 países. Com o Zimbo Trio, Amilton dividiu palco com nomes importantes como Elis Regina, Elizeth Cardoso, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Jacob do Bandolin, Sebastião Tapajos e Hector Costita.

 

Com o grupo, foi agraciado com prêmio nacionais e internacionais, incluindo Melhor Grupo Instrumental no Prêmio Pinheiro de Ouro, por três vezes e, na mesma categoria, no Prêmio Sharp de Música, em 1994, Prêmio TIM, em 2008 e o 23º Prêmio da Música Brasileira, em 2012. Em 1973, fundou uma das mais importantes escolas de música do Brasil, a CLAM, responsável pela formação de vários músicos no âmbito nacional e internacional. Foi membro da Comissão de Música da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura por oito anos. Como solista, é considerado um dos maiores pianistas do mundo e  recebeu convites para se apresentar junto a orquestras regidas por grandes maestros como Cyro Pereira, Julio Medaglia, Chico de Moraes, Simon Bleche, Roberto Sion, Maurício Galindo e Wagner Tiso.

 

Tico D´Godoy é saxofonista e filho de Amilton. É professor e Diretor no Clam, e, influenciado pelo pai, há mais de duas décadas leva seu ecletismo musical que o moldou como saxofonista estando a frente de bandas como o grupo instrumental Trincheira e as bandas Quasímodo e GroofBoogaloo.

 

SERVIÇO

 

Série Goodyear Jazz na Pina apresenta Amilton Godoy & Tico D´ Godoy Quarteto
Curadoria de André Guilger
Data: 17 de julho de 2019 – quarta-feira
Horário: às 19h30min
Local: Pinacoteca – Luz – Auditório – Térreo – Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Duração: 75 min
Entrada gratuita após às 17h. Distribuição das senhas 30 min antes.

O café estará aberto até 19h30 e o estacionamento estará aberto até o final da apresentação.
(11) 3324-1000
132 lugares
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso para cadeirantes
Wifi aberto ao público

 

Próxima apresentação: 11 de setembro (Jazz Band Ball).

› Compartilhe este Post
Outros Eventos
IV Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP

06/10/2019

IV Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP

Evento debaterá com pesquisadores de todo o país sobre a obra de um dos maiores filósofos vivos da atualidade, Jürgen Habermas

SAÍBA MAIS

The Clash ganha exposição gratuita

12/09/2019

The Clash ganha exposição gratuita

SAÍBA MAIS

Oficina GRATUITA de realidade virtual para animação

11/09/2019

Oficina GRATUITA de realidade virtual para animação

SAÍBA MAIS

Curso debate cultura, política, identidade e movimento de negritude em Frantz Fanon

05/09/2019

Curso debate cultura, política, identidade e movimento de negritude em Frantz Fanon

Curso debaterá temas e pesquisas de um dos maiores filósofos do século 20

SAÍBA MAIS

Peça de teatro debate esquizofrenia e Ditadura Militar

01/09/2019

Peça de teatro debate esquizofrenia e Ditadura Militar

SAÍBA MAIS

Receba Novidades


Top