SESSÕES DE CINEMA GRATUITAS
Chipre, Croácia, Hungria e França são apenas alguns dos dez países que têm seus filmes exibidos na Sala Redenção na próxima semana. De 17 a 22 de junho, a Sala recebe duas mostras de cinema, o Festival Varilux de Cinema Francês e a Semana da Europa. A Semana da Europa, além de acontecer na Sala Redenção, tem programação em outras 12 capitais brasileiras. O Cine Varilux, por sua vez, também conta com uma programação em todo o Brasil, dando continuidade a exibição de filmes de destaque na cinematografia francesa contemporânea. Além das mostras, o cinema universitário exibe no dia 19 de junho, quarta-feira, o longa norte-americano Chef, como parte do projeto Inovação nas Telas, organizado pela Zenit- Parque Científico e Tecnológico da UFRGS.
Cine Varilux
Em 2019, o festival Varilux completa 10 anos e a expectativa é que ultrapasse a marca de um milhão de espectadores. Criado em 2010 foi inicialmente realizado em nove cidades, em 2018 atingiu quase todo o Brasil, em 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas. Seguindo a tradição, as sessões democráticas serão realizadas na Sala Redenção – Cinema Universitário. Serão dez sessões exibidas no horário das 14h. O Festival Varilux 2019 acontecerá de 10 a 21 de Junho.
Semana da Europa
A Semana da Europa é a melhor oportunidade para brasileiros vivenciarem a experiência de mergulhar no magnífico mundo europeu e suas diversidades, sem sair do Brasil. Por isso, uma semana é muito pouco e os mais de 20 eventos e centenas de atrações começam em maio e vão até o início de julho, percorrendo 13 capitais brasileiras. Com o tema “Democracia”, um importante valor para a União Europeia, a Mostra do Cinema Europeu percorrerá 11 cidades, onde serão exibidos 17 filmes dos mais variados países: Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Finlândia, Hungria, Itália, Irlanda, Países Baixos, Portugal, República Checa e Suécia. Raridades que dificilmente entrariam no circuito comercial.
Inovação nas Telas
O Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS foi criado em 2012 surge com o intuito de fomentar o sistema de pesquisa, inovação e empreendedorismo da universidade através de novas ideias que transformem o setor produtivo e levem produtos e serviços inovadores à sociedade. Com o objetivo de sensibilizar o público sobre temas importantes, propõe-se o projeto Inovação nas Telas, com a exibição de um filme aclamado pela crítica, seguido de um debate com um especialista no tema. Em cada encontro será abordado um tema diferente, tendo esta primeira edição o foco na fase inicial de criação de um negócio.
PROGRAMAÇÃO E MATÉRIA COMPLETA : SALA REDENÇÃO UFRGS
Evento debaterá com pesquisadores de todo o país sobre a obra de um dos maiores filósofos vivos da atualidade, Jürgen Habermas
Curso debaterá temas e pesquisas de um dos maiores filósofos do século 20