08/07/2019 às 13:21:00

O Poder da Nostalgia em Stranger Things - por Jeann Medeiros

Se você nasceu entre os anos 80 e 2000 você pode se considerar um Millenial ou geração y, chamados assim por vivenciarem o advento da internet, a virada do milênio e uma explosão tecnológica. Nós nascidos nessa época fomos em parte classificados como uma geração de pessoas que não saem da casa dos pais ou por buscarmos muito mais o entretenimento, mas a verdade está muito além disso, nós estamos apenas buscando a Nostalgia.

 

Sobre nostalgia entendo um afeto por algo conhecido e já experenciado por nós, que nos traz sentimento e lembranças realmente sensíveis. Nascemos com a tecnologia e vimos logo ali a internet em todo seu potencial, logo se transformando em nossos lugares tanto de fala como de contato, contato com pessoas. Essa nostalgia serve tanto para relembrarmos algo que não teremos mais, não com tanta intensidade, ou para nos agarrarmos a ela para assim ultrapassar obstáculos e barreiras difíceis em nossas vidas.

 

Podemos ver isso com o menino Will, da série Stranger Things , que fica dentro de uma cabana no mundo invertido. Preso, a cabana possui desenhos do Will e coisas que ele gosta e talvez este seja o motivo dele ter continuado a tentar sobreviver, sem estes “artefatos nostálgicos” talvez ele não tivesse sucesso, pois Will se agarra a essas emoções para então conseguir pensar além, em sua família e amigos, e abstrair o sofrimento sentido no presente.

 

+++ Leia também: STRANGER THINGS : ANOS 80, NÃO É POKÉMON, É STRESS CONCENTRADO

 

Aos amigos de Will, podemos também ver a todo momento um forte apego as nostalgias, como utilizar o que já é conhecido nos seus livros de RPG para aplicar na realidade, até dando nome de “Demogorgon” ao monstro do mundo invertido.

 

Stranger Things é uma série nostálgica por si só. Crianças nos anos 80 enfrentando o mal em uma trilha sonora legitima dos anos 80, salvo proporções, é nostalgia pura até para quem só ouviu falar dos anos 80. Mas além de trazer à tona sentimentos antigos, Stranger Things também fala em sua narrativa sobre afeto, amizade, lealdade e claro nostalgia. A série traz camadas de realidade, nos jogando na cara como somos seres nostálgicos, e não conseguimos parar de buscar isso, a prova viva é a enorme audiência que a serie teve até aqui.

 

Podemos pensar em nostalgia como um apego pelo sentimento sobre algo material, esse sentimento podendo ser bom ou ruim, mas é importante em si mesmo pois nos faz relembrar, repensar, e agir novamente. Não posso lhes dizer se isso tudo é bom ou ruim, mas posso dizer o que é para mim, nostalgia é bom para nos fazer sentir bem, mas não podemos nos deixar atrapalhar para as coisas novas, talvez não seja bom procurarmos nostalgia em coisas novas, como filmes, series, hqs e jogos digitais. Lembrem, o que é nostálgico para você hoje foi algo novo e descoberto por você a um tempo atrás então deixe as pessoas ou até você mesmo gostarem de coisas novas, é bom também, vai lhe fazer ter novas nostalgias no futuro.

 

Se apegue, mas não seja chato. Eu sou o Jeann Medeiros da Silva, Obrigado pela leitura!

› Compartilhe este Post
Leia Também

06/11/2019 às 20:47:00

‘Tá Rindo de quê?’ – Humor e ditadura - Por Marcelo Castro

Após o golpe de 1964 a área artística do humor foi perseguida e a liberdade de expressão foi reprimida de uma forma muito ...

CONTINUE LENDO

25/10/2019 às 17:05:00

‘Girl’ – Conhece a Ti Mesmo - Por Marcelo Castro

  No francês “Azul é Cor Mais Quente” (2013) testemunhávamos uma jovem enfrentando uma busca pessoal, em tenta...

CONTINUE LENDO

15/10/2019 às 15:58:00

Oito Grandes Professores do Cinema (e duas SUPER menções honrosas...)

Nosso carinho aos mestres!

CONTINUE LENDO

05/09/2019 às 12:40:00

'Era Uma Vez no Oeste' - A desconstrução de um gênero - por Marcelo Castro

 Na cena final do clássico “Rastros do Ódio” (1956) de John Ford, o protagonista (John Wayne) está levando de vo...

CONTINUE LENDO

21/08/2019 às 14:44:00 | por Rafael Alves

Arte-terapia: jovem usa a arte para ajudar a curar sua depressão

Arte salva s2

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


Top