12/06/2019 às 13:52:00

Guerras nucleares e AtomPunk - Por Jeann Medeiros

Um mundo acontece

 

A tecnologia que temos: televisões, carros, e luz, todas movidas por energia nuclear.
Uma guerra nuclear acontece e um mundo apocalíptico se instaura. Destroços da pós-guerra encontram-se em todo canto, enquanto os últimos sobreviventes lutam por comida. Este é um mundo conhecido por muitos como AtomPunk.

 

Eu sou o Jeann Medeiros da Silva e pretendo conversar com vocês sobre essa magnifica forma de se criar uma história e narração.

 

AtomPunk

 

O termo AtomPunk se refere à um mundo devastado pela tecnologia nuclear. Não confunda com RayGun Gothic, ou RayPunk. Estes são voltados normalmente a uma visão otimista da tecnologia nuclear, geralmente mostrando viagens espaciais e um mundo repleto de tecnologia, normalmente não buscando explicar o que aconteceria “se” tudo desse errado.

 

AtomPunk, nos mostra o quão ruim pode ser um mundo devastado pela exploração desacerbada da energia nuclear – como se já não tenhamos visto como é uma bomba nuclear em ação. Mas para além de mostrar uma possível alternativa para a manipulação errônea desta energia, algumas obras que retratam o AtomPunk trazem uma reflexão acerca dos limites do ser humano em situação de sobrevivência. Podemos ver em filmes ou series sobre o tema, como por exemplo, Chernobyl da HBO. 

 

+++ Leia também: A LIGAÇÃO ENTRE SEU ADIDAS NOVO E A TRAGÉDIA DE CHERNOBYL

 

Uma experiencia interativa de ficção

 

Resultado de imagem para fallout

 

Gostaria de mostrar a vocês o jogo Fallout, sendo ele uma das obras mais conhecidas sobre o tema AtomPunk.

 

Fallout é uma peça crucial para nos fazer interagir com esse estilo. As tragédias e conflitos impulsionam à arte. E não é para menos: possuímos um leque gigantesco de obras de arte, que nos mostram visões diferentes sobre os desastres nucleares e suas possibilidades.

 

Fallout é uma franquia que nasceu em 1997, e possui 5 jogos exclusivos no estilo single player onde você toma decisões que podem ocasionar conflitos gigantescos. É um jogo importante, por se tratar de uma franquia aclamada pelos fãs, mas não apenas por isso. Fallout traz histórias e narrativas envolventes e um mundo repleto de tudo que uma boa ficção ao estilo AtomPunk pode lhe oferecer.

 

É uma ótima indicação que deixamos pra você. Caso não conheça, é uma boa forma de começar bem no mundo dos games AtomPunks.

 

Além do AtomPunk

 

Não podemos esquecer que se não fosse o SteamPunk com suas engrenagens e muitos vapores, nada disso seria possível e com certeza não teríamos muitas outras sequências vindas dela, como DieselPunk (tecnologia a base de Diesel) e o mais legal de todos – na minha opinião – o CyberPunk (a Cibernética, com implantes, cyborgs e inteligências artificiais).

 

O AtomPunk assim como todos os estilos Retro futuristas, é um prato cheio para a criação de histórias e narrativas geniais. Mas não podemos nunca esquecer de suas origens.

 

O que aconteceu conosco, para que pudéssemos estar hoje vendo ótimos jogos e ótimas séries? Não esqueçam de: Chernobyl (1986), Three Mile Island (1979), Kyshtym (Ozyorsk - 1957), Césio – 137 (1987), Tokaimura (1999), Yucca Flat (1970), Bohunice (1977), Fukushima (2011).

 

Obrigado pela leitura!

› Compartilhe este Post
Leia Também

06/11/2019 às 20:47:00

‘Tá Rindo de quê?’ – Humor e ditadura - Por Marcelo Castro

Após o golpe de 1964 a área artística do humor foi perseguida e a liberdade de expressão foi reprimida de uma forma muito ...

CONTINUE LENDO

25/10/2019 às 17:05:00

‘Girl’ – Conhece a Ti Mesmo - Por Marcelo Castro

  No francês “Azul é Cor Mais Quente” (2013) testemunhávamos uma jovem enfrentando uma busca pessoal, em tenta...

CONTINUE LENDO

15/10/2019 às 15:58:00

Oito Grandes Professores do Cinema (e duas SUPER menções honrosas...)

Nosso carinho aos mestres!

CONTINUE LENDO

05/09/2019 às 12:40:00

'Era Uma Vez no Oeste' - A desconstrução de um gênero - por Marcelo Castro

 Na cena final do clássico “Rastros do Ódio” (1956) de John Ford, o protagonista (John Wayne) está levando de vo...

CONTINUE LENDO

21/08/2019 às 14:44:00 | por Rafael Alves

Arte-terapia: jovem usa a arte para ajudar a curar sua depressão

Arte salva s2

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


Top